As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno são 7 construções escolhidas pela Associação New7Wonders sediada em Zurique, na Suíça, e organizada por Bernard Web, um filantropo suíço.

Como surgiu as Sete Maravilhas do mundo moderno?

Bernard Web, em  2000, decidiu criar um projeto para encontrar as 7 maravilhas do mundo moderno construídas pela humanidade.

Sua decisão veio em meio às mudanças tecnológicas que apareciam na virada do século XX para o XXI, que fizeram com que ele buscasse algum tipo de propósito.

Como foram escolhidas?

A intenção de Bernard Web era fazer um projeto popular e democrático, com votações acontecendo por todo o mundo.

Em seu site, recebeu diversas fotos e vídeos de diversos lugares do mundo.

Ele e sua equipe, então, foram responsáveis por selecionar um conjunto de 21 finalistas, usando como critério a beleza, história e importância de cada lugar/monumento.

Depois da seleção, Web e sua equipe viajaram para conhecer os 21 finalistas mais de perto e poder dar início a votação oficial.

A divulgação dos sete ganhadores aconteceu em 7 de julho de 2007, em um evento em Portugal.

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Cristo Redentor (Brasil)

Cristo Redentor - As Sete Maravilhas do Mundo
Cristo Redentor

A ideia de fazer uma estátua de Jesus Cristo, surgida em 1921, partiu de uma associação de leigos católicos do Rio de Janeiro, que tinha membros pertencentes a intelectualidade e a alta classe social da cidade.

Apesar de não ter partido de pessoas que não eram ligadas à igreja, a ideia foi prontamente aceita pelos religiosos. Mais tarde, conseguiu apoio, inclusive, do governo.

Para que a construção do Cristo Redentor fosse realizada, era necessário criar um projeto.

Em 1921, o desenho do engenheiro Heitor da Silva Costa – um Cristo que segurava um globo terrestre e uma cruz –  foi escolhido.

Sua construção, no entanto, só começou em 1926, depois que o projeto passou por alguns ajustes, sendo finalizada em 1931.

Os recursos  para construir a estátua foram conseguidos por meio de doações, sendo feita, em 1923, a Semana do Monumento ao Cristo Redentor, com esse fim.

Em 2007 passou por uma reforma, ganhando uma escada rolante para facilitar o acesso.

É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e pode ser visto de qualquer ponto do Rio de Janeiro. Fica localizado no Parque Nacional da Tijuca, no Morro do Corcovado.

Coliseu (Itália)

Coliseu - Itália
Coliseu – Itália

Idealizado pelo imperador Augusto e construído por Vespasiano, sua construção foi iniciada em 72 d.C., e finalizada depois que Vespasiano faleceu, em 80 d. C.

Levou mais de oito anos para ser construído, mesmo com mais de 30 mil trabalhadores voltados para sua construção, só foi totalmente finalizado no governo de Domiciano.

O Coliseu foi palco de uma série de batalhas dos gladiadores – sejam lutas entre homens, sejam lutas entre homens e animais.

Foi construído por cativos do Império com parte do material retirado da antiga casa do imperador Nero.

Por fora o monumento era incrustado com mármore e estátuas ao seu redor, com 155 metros de comprimento e 35 metros de largura, conseguindo abrigar aproximadamente uma faixa de 100 mil espectadores. Fica localizado no centro da cidade de Roma.

Taj Mahal (Índia)

Taj Mahal - Índia
Taj Mahal – Índia

Localizado na cidade de Agra, em Uttar Pradesh, na Índia, é um mausoléu construído pelo imperador Shah Jahan no século XVII, entre 1631 e 1643 (apesar da construção ter continuado ainda por mais dez anos).

É uma homenagem a Aryumand Banu Begam, uma de suas esposas,  que morreu após o parto de um de seus filhos.

Foi construído em mármore e incrustado de diversas peças preciosas.

Saber mais detalhes sobre ele é algo difícil, pois Shah Jahan não deixou nada escrito sobre o projeto ou detalhes de sua construção.

Além de ser um monumento sobre o amor,  é também um monumento com traços da cultura islâmica, o que fica evidente em seu formato e nas inscrições do Alcorão presentes nas paredes.

Machu Picchu (Peru)

Machu Picchu - Peru
Machu Picchu – Peru

Além de ser uma das 7 maravilhas do mundo, Machu Picchu é patrimônio universal tombado pela UNESCO. O lugar foi descoberto no século XX, em 1911, por Hiram Bingham.

Há poucas informações sobre a construção e organização da cidade, e acredita-se, por isso, que os espanhóis não tenham tido muito contato (ou interesse) com o lugar que está ao norte do Peru, nos Andes.

De acordo com documento do século XVI, teria sido conquistado pelo inca Inga Yupangui, que depois doou terras próximas para seus filhos.

Machu Picchu era, então, uma parte do complexo de terras de Inga Yupangui.

Machu Picchu recebe mais de 700 mil visitas por ano, sendo um ícone do turismo mundial e peruano.

Há uma preocupação de vários especialistas em relação a conservação do lugar e, por isso, o limite de pessoas visitando a cidade, por dia, é de 2500 pessoas.

Pirâmide de Chichén Itzá (México)

Piramide de Chichén Itzá
Piramide de Chichén Itzá

A Pirâmide de Chichén Itzá, chamada de “O Castelo”, é um templo maia que servia para adorar o deus Kukulcan.

Fica localizada no sítio arqueológico de mesmo nome, na península de Yucatán, na porção norte do México.

A cidade surgiu entre os anos de 800 d.C e 1000 d.C..

Sua existência foi descoberta no século XIX por exploradores amadores.

A cidade de Chichén Itzá foi um centro bastante importante, fazendo parte de rotas comerciais e, inclusive, cobrando impostos de cidades menores.

Grande Muralha da China (China)

Grande Muralha da China
Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China fica localizada no norte do país e só se tornou um símbolo nacional para os chineses na década de 1980.

Sua construção foi iniciada por Qin Shi Huangdi, da dinastia Qin, por volta de 221 a.C. sendo utilizados diversos tipos de materiais.

As dinastias que se seguiram aos Qin continuaram a construção, como os Han (206 a.C. – 25 d.C.) que estenderam a construção  rumo ao oeste em direção ao deserto de Gobi e os Jun (1115-1234) que aumentaram o trecho da muralha entre o Rio Amarelo e Heilongjiang.

As partes mais recentes da muralha foram construídas durante a dinastia Ming (1368-1644), período no qual a construção foi finalizada.

O objetivo da muralha era impedir ataques externos que pudessem impedir seus negócios, inclusive dos Hunos (um dos povos nômades que invadiu o Império Romano).

A mão-de-obra responsável por dar vida aos mais de 21 km da Muralha, que pode ser vista do espaço, dependia do lugar da construção: em áreas desérticas eram soldados e condenados; perto de povoados, os camponeses.

Ruínas de Petra (Jordânia):

Ruinas de Petra - Jordânia
Ruinas de Petra – Jordânia

Petra, localizada no sul da Jordânia, tem uma extensão de 264m², mas a parte mais visitada pelos turistas tem 12 km².

O parque arqueológico tem uma série de monumentos, dentre eles: Teatro Romano, Palácio de Justiça, a Rua das Colunas, o Grande Templo, Qasr Al Bint, Monastério (maior monumento de Petra).

Alguns monumentos fazem referência a Roma em seus nomes porque, no século II, Petra foi anexada ao Império Romano.

Durante muitos anos os ocidentais não eram bem-vindos a Petra, pois os locais acreditavam que as ruínas guardavam o tesouro de um faraó e que os ocidentais, ao chegar na região das ruínas, levariam tudo.

Somente em 1812, o suíço Johan Ludwig Burckardt, ao se passar por um árabe que queria fazer uma oferenda em um túmulo de Petra, conseguiu acessar o local com um guia da região.

Depois de sua visita e a publicação de um livro escrito por ele, muitos outros pesquisadores e curiosos passaram a ter interesse e querer visitar a região.

Em 1923, percebendo o interesse de turistas e pesquisadores, o governo passou a gerir o local e permitir sua visitação.

Artes
Instrumentos do samba

O samba, gênero musical brasileiro, teve suas raízes no maxixe, na modinha e no choro. É possível encontrar diversos instrumentos do samba com diferentes funções. Entre os instrumentos acompanhadores (harmonia) e melódicos estão o cavaquinho e violão. Já os instrumentos percussivos, responsáveis pela marcação do ritmo do samba, estão o …

Artes
Partes do violão

O violão é um instrumento de madeira com cordas de nylon ou aço e pode ser usado tanto para música erudita quanto popular. A seguir, listaremos as partes do violão, nome e a sua função neste instrumento. Corpo O corpo do violão é a caixa principal do instrumento, sendo responsável …

Artes
Jazz

O que é Jazz? Jazz é um gênero musical que se refere a uma vasta variedade de estilos, tendo a improvisação como seu elemento mais marcante. O jazz pode ser entendido como um estilo que foi desenvolvido pelos afro-americanos no final dos séc. XIX e início do séc. XX em …