Celulas Eucariontes

O que são células eucariontes?

Células eucariontes são elementos que compõem a estrutura e promovem o funcionamento da maioria dos organismos vivos.

As células eucariontes são reconhecidas como partes independentes uma das outras, mesmo que elas estejam lado a lado.

Cada célula tem uma membrana que define seus limites. Essa membrana também evita que o conteúdo da célula entre em contato direto com o meio externo.

No interior das células eucariontes, o material genético, localizado em uma região chamada núcleo, está envolvido por uma membrana, o envoltório nuclear.

Essa membrana isola o material genético do citoplasma celular. Essa é a porção onde se distribuem as organelas celulares.

Características gerais das células eucariontes

A característica que mais se destaca nas células eucariontes é a presença do envoltório nuclear. Outros traços gerais são:

  • Ser de tamanho reduzido; a grande maioria é visível apenas com uso de microscópio;
  • Ter membrana plasmática envolvendo todos os seus componentes, separando-os do meio externo;
  • Conter organelas no citoplasma, as quais têm funções específicas (síntese e transporte de produtos, respiração, controle da quantidade de água e sais, etc.);
  • Possuir material genético que fica desenovelado (cromatina), mas que se organiza em segmentos (cromossomos) durante a divisão celular;
  • Surgir a partir da divisão de uma célula que já existe.

Características exclusivas

O envoltório nuclear é uma membrana que só aparece nas células eucariontes.

Isso as torna diferentes das células procariontes, uma vez que nessas o material genético fica em contato direto com o citoplasma celular.

O número de organelas presentes nas células eucariontes é outra característica exclusiva.

Se comparamos células eucariontes com células procariontes, as primeiras têm múltiplas organelas.

Outro atributo típico das células eucariontes: uma região do citoplasma formada por um citoesqueleto.

São túbulos e filamentos sólidos que dão sustentação e ajudam na movimentação das organelas dentro das células.

Funções das células eucariontes

As células eucariontes assumem diferentes formatos, dependendo do tecido (conjunto de células semelhantes) do qual fazem parte.

Como os tecidos estão em diferentes partes do corpo de um animal, esses tecidos podem conter células especializadas em funções diferentes.

Em alguns casos, a especialização se reflete na superfície externa da membrana citoplasmática. Alguns exemplos de função:

  • Revestimento de uma superfície: células da pele precisam estar fortemente unidas umas às outras.

Então, nas proximidades da área da membrana citoplasmática que está voltada para o exterior aparecem pontos de reforço entre duas células adjacentes. Esses pontos evitam que uma célula se desprenda da outra.

  • Absorção de substâncias: células que forram o intestino têm o lado da membrana voltado para o tubo intestinal cheia de projeções no formato de tubos.

Esses tubos recebem o nome de microvilos e ajudam a aumentar a superfície de contato, intensificando a absorção de nutrientes.

  • Locomoção: células eucariontes (espermatozoides) ou organismos multicelulares aquáticos (larva de moluscos) que precisam se deslocar têm flagelos ou cílios.

Essas são estruturas que se projetam para fora da membrana citoplasmáticas e ajudam a criar mobilidade.

Tipos

De modo geral, existem três grandes tipos de células eucariontes. Essa classificação se baseia principalmente no número de núcleos da célula.

Mas também no fato de ter havido a involução do núcleo que existia. Os tipos são:

Mononucleadas

Células com apenas um núcleo, como a grande maioria das células eucariontes

Plurinucleadas

Células com vários núcleos, como as células da musculatura esquelética

Anucleadas

Células sem núcleo, como as hemácias maduras dos mamíferos.

Estrutura

Todas as células eucariontes estão envolvidas por uma membrana citoplasmática. Ela é composta por duas camadas de um composto que combina lipídeos e fósforo e está sempre no estado líquido.

Aderidas à essa camada dupla estão as glicoproteínas. Algumas delas facilitam a passagem de substâncias entre o interior e exterior da célula.

Outras atuam como receptores, nos quais substâncias como hormônios e enzimas podem ser reconhecidas pela superfície da célula.

Nas algas e nos vegetais superiores, a membrana citoplasmática das células está coberta pela parede celular.

Essa é composta por celulose, podendo conter também pectina (carboidrato) e sílica (composto à base de silício).

O núcleo é a organela da célula eucarionte mais facilmente observada ao microscópio. É a de maior tamanho e tem uma forma esférica.

No entorno do envoltório nuclear está o citoplasma. Esse tem duas regiões: o citoesqueleto, que foi citado acima, e o citosol, uma região mais fluida do que o citoesqueleto. Nessa última região encontramos as organelas.

Organelas das células eucariontes

Núcleo

Abriga o DNA, RNA e proteínas associadas (histonas).

Retículo endoplasmático

Do tipo liso e do tipo rugoso, sendo que nesse último estão aderidos às suas membranas elementos chamados ribossomos.

São responsáveis pela produção de proteínas e pelo transporte delas dentro da célula ou entre o meio interno e externo.

Mitocôndria

Local de reações químicas com a participação do oxigênio, havendo produção de moléculas de ATP (trifosfato de adenosina), verdadeiros estoques de energia.

Complexo de Golgi

Tem a forma de bolsas achatadas e empilhadas. Nessa organela ocorre a modificação de produtos sintetizados no retículo endoplasmático liso.

Depois de alterados, esses produtos abandonam a organela empacotados em pequenas vesículas.

Centríolos

Formados por microtúbulos dispostos em círculo. Na maior parte do tempo, a célula tem um centríolo, mas esse se replica pouco antes da divisão, orientando esse processo.

Exemplos de células eucariontes (organismos eucariontes)

Organismos eucariontes são aqueles que têm células eucariontes. Eles podem ter o corpo formado por apenas uma célula.

É o caso das algas verdes e dos protozoários. As algas verdes, também invisíveis ao olho nu, são as responsáveis pela cor esverdeada da água do mar. Também são encontradas em rios e em solos úmidos.

Os protozoários são encontrados no mar, na água doce, no solo, vivendo isolados ou associados a algas ou a outros protozoários.

Existem organismos eucariontes multicelulares. São as plantas, os animais e os fungos.

Nós, humanos, somos exemplo de eucariontes. Pesquisadores estimam que o corpo de um humano tem em torno de 60 trilhões de células eucariontes.

Organelas que são comuns a ambas (procariontes e eucariontes)

Células procariontes e eucariontes têm algumas semelhanças entre si. Essas características compartilhadas sugerem que os dois tipos de células se originaram de um mesmo ancestral.

Elas não têm organelas comuns, mas moléculas ou compostos químicos:

  • DNA
  • Proteínas citoplasmáticas
  • ATP

Células eucariontes e procariontes – Diferença

Característica Procariontes Eucariontes
Tamanho (micrômetros) 1 a 10 10 a 100
Parede celular Com cadeias de dissacarídeos (carboidrato de duas unidades químicas) Quando presente, com cadeias de polissacarídeos (carboidrato de várias unidades químicas)
Material genético DNA simples não envolvido por membrana DNA associado a proteínas histonas e abrigado no envoltório nuclear
Tipo de divisão Fissão ou brotamento Mitose
Reprodução sexuada Ausente na maioria Presente na maioria

 

Referências:

Hickman, C.P. Jr.; Roberts, L.S.; Larson, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. 11a edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 846p.

Biologia
Animais que nascem do ovo

Os animais que nascem do ovo pertencem aos diferentes grupos de invertebrados e vertebrados. O ato de uma fêmea expelir ovos e o desenvolvimento dos embriões acontecer no meio externo recebe o nome de oviparidade. As espécies animais nas quais isso ocorre são ovíparos. Se os ovos estão fora do …

Biologia
Meiose

O que é meiose? A meiose é um tipo de divisão do núcleo de uma célula que não ocorre de forma convencional, como na mitose. É uma divisão dupla e acontece somente com células que darão origem a células reprodutoras (gametas). Como se trata de uma divisão dupla, uma célula …

Mitose
Biologia
Mitose

O que é mitose? A Mitose é o tipo de divisão do núcleo de uma célula que ocorre de modo ordinário, convencional. Quando uma célula dá origem a outras duas, o conteúdo do núcleo dessa célula é compartilhado por elas. No final desse processo, as duas células resultantes recebem quantidades …