Mercosul

O Que é o Mercosul

O Mercosul (Mercado Comum do Sul), é um acordo de colaboração comercial celebrado entre países da América do Sul para facilitar o comércio entre si, além de realizar acordos comerciais com outros países e blocos.

Todos os países Sul americanos, com exceção da Venezuela e da Bolívia, participam do bloco.

A Bolívia é considerada Estado Associado pois está em processo de adesão.

Além do aspecto econômico e comercial o MERCOSUL também estabelece a integração regional no campo social, cultural e educacional entre os países como um de seus objetivos.

Quando foi criado o Mercosul e por quem?

O Mercosul foi idealizado em conjunto pelo Brasil e a Argentina. O acordo que criou o Mercado Comum do Sul ficou conhecido como Tratado de Assunção e foi assinado em 26 de março de 1991 por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Como surgiu – História

O Mercosul foi criado a partir de negociações entre os presidentes da Argentina e Brasil, logo após a redemocratização dos dois países.

Uma vez que após a segunda guerra mundial os países europeus se organizaram na União Europeia e os Estados Unidos estavam empenhados em se aproximar dos mercados Sul Americanos, boa parte endividados junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), os governos dos presidentes José Sarney (Brasil) e  Raul Alfonsín (Argentina) idealizaram um acordo comercial estratégico para dar mais competitividade aos produtos dos países do sul, frente às potências econômicas do norte.

Objetivos

O Artigo I do Tratado de Assunção estipula os seguintes objetivos:

  • A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através da eliminação de tarifas e qualquer restrição à circulação de mercadorias;
  • Adoção de tarifa e de uma política de comércio externo comum aos membros;
  • Coordenação de políticas econômicas globais em áreas previstas pelos membros a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados Partes;
  • Harmonizar as legislações, nas áreas pertinentes, para fortalecer o processo de integração dos membros;

Principal função do Mercosul

O Mercosul foi criado para garantir, aos países membros, condições de competir satisfatoriamente com os demais blocos econômicos internacionais por meio da representação em grupo, já que o bloco possui autonomia para negociar acordos com países e outros blocos.

Bandeira do Mercosul

A bandeira do Mercosul foi escolhida em Fortaleza – CE, durante a IX Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, ocorrida em dezembro de 1996 e foi concebida pelo artista argentino Carlos Eduardo Varau.

A bandeira exibe o nome “MERCOSUL” abaixo de uma linha verde que representa o horizonte e sobre essa linha, quatro estrelas azuis de quatro pontas, representando a constelação do Cruzeiro do Sul, sendo que cada estrela representa um dos países fundadores: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Como funciona o Mercosul

Em 17 de dezembro de 1994, o Bloco estabeleceu o Protocolo de Ouro Preto (POP).

Esse protocolo conferiu personalidade jurídica de direito internacional ao Mercosul e através do Conselho do Mercado Comum (CMC), o bloco pode estabelecer acordos mútuos com outras nações e blocos econômicos, uma vez que é tratado como um só organismo em vez de estados separados.

No MERCOSUL cada Estado Parte tem direito a um voto e as decisões têm que contar com a participação e aprovação de todos.

A partir da decisão as normas serão obedecidas e incorporadas juridicamente por cada país do bloco conforme disposto no Protocolo de Ouro Preto.

Principais órgãos e suas funções

O Mercosul atua por meio de seus órgãos, estabelecidos e descritos no Tratado de Assunção, a saber:

Conselho do Mercado Comum – O Conselho é o órgão superior do Mercosul. Conduz politicamente o bloco e é responsável por tomar as decisões e por garantir o cumprimento dos acordos e objetivos, de acordo com a constituição do Mercado Comum.

O conselho se reúne quantas vezes achar oportuno e pelo menos uma vez ao ano com a presença dos Presidentes dos Estados das Partes.

Grupo do Mercado Comum – O Grupo do Mercado Comum é o órgão executivo do Mercosul. Cabe a ele tomar iniciativas para assegurar que o tratado será cumprido e para pôr em prática as decisões do Conselho Superior através das Resoluções.

O Grupo do Mercado Comum é formado por representantes dos Ministérios de Relações Exteriores, Ministérios da Economia e dos Bancos Centrais de cada país membro.

Secretaria Administrativa – A Secretaria Administrativa do Mercosul tem a responsabilidade de manter os registros, documentos e comunicações de atividades do Grupo do Mercado Comum e fica situada na cidade de Montevidéu.

Comissão de Comércio do Mercosul – é o órgão técnico que vela pela aplicação dos instrumentos da política comercial comum através das Diretivas e através da delegação do Conselho do Mercado Comum negocia acordos representando o MERCOSUL.

Importância do Mercosul para o Brasil

O Mercosul tem muita relevância nas atividades econômicas e industriais dos países membros uma vez que simplifica e facilita as relações comerciais entre si e amplifica o poder de barganha junto a outros mercados devido ao volume de suas estruturas de produção, quando consideradas em conjunto, sob a bandeira do bloco econômico.

Em termos de produção, o Produto Interno Bruto (PIB) do Mercosul combinado poderia ser considerado a quinta maior economia do planeta com valores na ordem de US$ 2,7 trilhões.

Outros direitos e benefícios instituídos pelas normas do MERCOSUL para os cidadãos dos países do bloco que mais se destacam são:

Para circular nos países do blocos os cidadãos dos Estados Partes e Associados só precisam da carteira de identidade nacional ou outro documento válido;

Para direito à residência e ao trabalho o único requisito é o da nacionalidade mediante apresentação de passaporte válido, certidão de nascimento e certidão negativa de antecedentes penais;

Acesso a benefícios sociais e contabilização de tempo de serviço para direito a aposentadoria, aposentadoria por invalidez ou morte;

Integração educacional através da revalidação de diplomas, certificados, títulos e estudos fundamental e médio, técnico e não técnico e pós graduação.

Brexit
Geografia
Brexit – Saída do Reino Unido da União Europeia

História – Origem do Brexit Para entender melhor o processo do Brexit, é importante conhecermos um pouco sobre a organização da União Europeia. A ideia teve início após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, momento no qual os países europeus se viam devastados. Houve um declínio do poder econômico que …

Geografia
Hino da Turquia

História O Hino da Turquia foi criado no século XX, exatamente no ano de 1920. Com objetivo de ser uma canção inspiradora para aqueles que lutaram pela independência do País.   Autores Compositor Letrista Hino nacional Turco – Letra Korkma, sönmez bu şafaklarda yüzen al sancak; Sönmeden yurdumun üstünde tüten en …