Mitose

O que é mitose?

A Mitose é o tipo de divisão do núcleo de uma célula que ocorre de modo ordinário, convencional.

Quando uma célula dá origem a outras duas, o conteúdo do núcleo dessa célula é compartilhado por elas.

No final desse processo, as duas células resultantes recebem quantidades iguais e idênticas desse material.

Significado de mitose

A palavra mitose surge da ligação de dois termos gregos:

  • mitos, que significa filamento
  • osis, que quer dizer “estado do…”

Portanto, percebemos que uma célula está passando por mitose porque visualizamos filamentos onde antes se encontrava o núcleo.

Esses filamentos, que compõem o material genético (fita de DNA, ácido desoxirribonucleico), assumem um estado de extremo enovelamento.

Ciclo da Mitose
Ciclo da Mitose

Mitose interfase

Se os filamentos passam a ficar enovelados, é porque não estavam desse modo antes. O estágio que ocorre antes da mitose se chama interfase.

Ao observarmos no microscópio uma célula na interfase da mitose, enxergamos o núcleo da célula tingido de forma homogênea.

Não existem regiões mais pigmentadas e menos pigmentadas. É um período em que o núcleo não está em processo de divisão. Portanto, o material genético está disperso, desenovelado.

Porém, não significa que não exista atividade intensa dentro do núcleo durante a interfase. Há muita preparação para o que vai se seguir depois.

A interfase é um estágio composto por três fases:

  • G1, que vem do inglês Gap, ao qual podemos nos referir como intervalo. Nessa fase, uma quantidade grande de proteínas é produzida e armazenada;
  • S, que vem do inglês Synthesis. Acontece a duplicação das fitas de DNA;
  • G2, etapa durante a qual as organelas celulares se duplicam. Além disso, ocorrem processos de verificação do DNA: se as fitas estão duplicadas e se estão intactas.

Fases da mitose

Podemos imaginar que as fases de uma divisão nuclear são bem distintas umas das outras.

Mas não é o caso. Uma fase pode ser confundida com a fase posterior a ela, pois não existe um limite rígido. Essas fases são:

Prófase

Prófase da Mitose
Imagem da Prófase – Bigstock

Os filamentos se enovelam de tal modo que podem ser vistos ao microscópio como unidades separadas, os cromossomos. O envoltório nuclear se desintegra.

Os centríolos se duplicam, cada um inicia sua própria rota em direção a um polo da célula.

Mas permanecem ligados por microtúbulos que orientam seus deslocamentos.

Metáfase

Os microtúbulos se alongam entre os centríolos. Os cromossomos se organizam em fila no centro da célula.

Anáfase

O centrômero, porção que une os braços (cromátides) dos cromossomos, se parte e cada cromossomo se dirige para um dos polos da célula.

Eles são guiados pelo encurtamento dos microtúbulos.

Telófase

Os cromossomos chegam aos polos e os microtúbulos desaparecem. Membranas nucleares surgem ao redor dos cromossomos-filhos.

Onde ocorre a mitose

A mitose ocorre em todas as células de organismos eucariontes, sejam esses unicelulares ou multicelulares.

Função da mitose

Para organismos eucariontes que são unicelulares, a mitose significa reprodução.

Ou seja, a divisão de um núcleo dará origem a dois núcleos, que estarão no futuro em duas células-filhas independentes.

Para organismos multicelulares, a mitose significa crescimento e manutenção.

Importância da mitose

A mitose é fundamental para a substituição de células. Por exemplo, as células da epiderme e da parte interna da boca se desgastam com o atrito que sofrem ao longo da vida.

São descartadas, mas precisam ser substituídas por outras semelhantes.

Durante o desenvolvimento do embrião, novas células devem surgir para formar os tecidos e órgãos do indivíduo.

Processos mitóticos são essenciais nesses dois casos, pois células recém-criadas dependem da existência e divisão de células maduras.

Biologia
Anfíbios

O que são anfíbios? Os anfíbios são os descendentes mais diretos dos primeiros animais que deixaram a água doce e caminharam sobre a terra, apoiando-se em membros primitivos. Muitas das formas que fizeram essa travessia entre a água e o meio terrestre se extinguiram. Outras retornaram à água e outras …

Biologia
Répteis

O que são répteis? Na visão dos cientistas atuais, o que chamamos de répteis está longe de ser um grupo natural. O conceito de grupo natural é aquele que reúne formas de vida que compartilham um mesmo ancestral. Se juntássemos todos os répteis para formar um grupo natural, deveríamos incluir …

Biologia
Animais vertebrados

O que são vertebrados? Uma definição tradicional na zoologia para o termo vertebrado é: animal que tem vértebras. Vértebras são ossos cilíndricos que estão arranjados em uma fileira. As vértebras compõem a coluna vertebral, o eixo de sustentação e orientação do corpo. Frente a essa definição, as pessoas passaram a …