Por que as aves cantam?

Aves emitem sons que os cientistas chamam de vocalização. Esses sons podem ser simples e repetitivos como aqueles dos grilos. Outros sons, que são os cantos, são verdadeiras obras de arte. Mas, enfim, como explicar esse fenômeno?

Por que as aves cantam ou vocalizam - Entenda

Por que as aves vocalizam?

As aves produzem três tipos de vocalização:

  • Chamado ou apelo: curto e simples
  • Dueto vocal: o casal vocaliza de forma coordenada
  • Canto: longo, um conjunto elaborado de notas emitidas em uma seqüência rítmica.

O chamado ou apelo é um som emitido em ocasiões de aflição ou porque a ave observa a aproximação de um predador ou porque experimenta uma sensação de perigo.

O dueto vocal pode ser menos ou mais coordenado entre macho e fêmea. É fácil ouvir o dueto produzido por casais de joão-de-barro pousados em postes de luz de áreas urbanas. O canto será detalhado mais adiante.

Qual o órgão responsável por essa função?

O nome do órgão responsável pela produção de som nas aves é siringe.

O que significa e onde a siringe se localiza?

A siringe é um órgão em formato de bolsa. Ela é um componente do sistema respiratório das aves. No seu interior são encontradas cordas vocais que vibram quando o ar expirado pela ave passa sobre elas. A siringe está localizada na parte mais baixa da traquéia.

Qual a função do canto das aves e sua importância?

O canto, na maioria das espécies de aves, é exibido apenas por machos que já estão com seus corpos desenvolvidos o suficiente para se reproduzirem. Esses machos cantam apenas durante a parte do ano em que ocorrem o acasalamento e a criação dos filhotes.

Nesse caso, o canto das aves ajuda no reconhecimento dos machos por fêmeas da mesma espécie. Outro tipo de canto permite que um macho avise aos outros da posse de um território onde ele está se reproduzindo. Assim, machos evitam confronto físico.

Porque os pássaros cantam de manhã?

As aves podem cantar em qualquer horário do dia. No entanto, as aves diurnas cantam com freqüência maior assim que amanhece.

 Nesse horário, muitos predadores que poderiam impor riscos a elas ainda estão inativos. Portanto, as aves se expõem menos a eles nesse período do que nas horas mais avançadas do dia.

Por que algumas aves não cantam?

A siringe está ausente em poucas aves. Um exemplo de grupo de aves que não tem esse órgão e, portanto não canta, é o das espécies de urubus. Mas isso não significa que os urubus não emitam sons modestos e rudes.

Nomes de pássaros que cantam

Um dos cantos mais sofisticados é o do uirapuru (Cyphorhinus arada), ave que ocorre na Amazônia. O canto do trinca-ferro (Saltator similis) também é bastante chamativo.

Biologia
Celulas Eucariontes

O que são células eucariontes? Células eucariontes são elementos que compõem a estrutura e promovem o funcionamento da maioria dos organismos vivos. As células eucariontes são reconhecidas como partes independentes uma das outras, mesmo que elas estejam lado a lado. Cada célula tem uma membrana que define seus limites. Essa …

Biologia
Invertebrados

Os invertebrados são incrivelmente abundantes. É só você se abaixar no chão de uma floresta, de preferência à noite, e iluminar a serapilheira com uma lanterna. Vai ver muitos e muitos seres pequenos e apressados andando entre folhas e gravetos. A história dos invertebrados é muito longa, pois os primeiros …

Biologia
Aves

As aves são encontradas no mundo inteiro. Andam na terra, mergulham na água e pegam correntes aéreas. Moram em lugares onde a natureza está intacta, mas convivem bem com humanos em cidades grandes, poluídas e barulhentas. Os cientistas já conseguiram descrever mais de 9.000 espécies de aves até agora. Cerca …